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integrum 10 Anos


Em João Pessoa, Jampa para os íntimos, onde morei por algum tempo e desenvolvi parte de minha experiência em Marketing e Vendas, aprendi uma expressão, usada para descrever algo bom, que uso no título desta postagem: 10 Anos... Tudo que é bom em Jampa, é "10 Anos"! Modéstia às favas, estou a usá-la para definir nossa trajetória e nosso atual status de evolução.


Em 2.017 a integrum Consultoria completou 10 Anos de existência: 3.653 dias de evolução; 3.653 oportunidades de reafirmarmos nossa Missão e nossos Valores. 

Evoluímos para continuar implantando Soluções e nossos clientes colhendo Resultados! Nesses 10 Anos consolidamos a Gestão Integrada de Marketing e a Estratégia dos 4 Fatores: frutos de nossa vivência de 30 anos no Varejo;

Aos nossos Amigos, Clientes, Parceiros e todos que, de alguma forma, contribuíram com nossa evolução, nossos sinceros agradecimentos;

Em especial, queremos agradecer a Mauro Ramos, Adriano Rocha, Gustavo Sobreira, José Mourão, Manoel Lucelano e Neto Nicolau (J N Teixeira - Casa Primor); parceiros decisivos nessa trajetória;

São tantos agradecimentos a serem feitos, que agradecemos em texto, áudio e visual para registrar de forma inequívoca, a quem interessar possa, o nosso MUITO OBRIGADO, MERCI BEAUCOUP, MUCHAS GRACIAS, THANKS A LOT... Vamos ao Vídeo!!!


Em 2.018, para comemorarmos esses 10 Anos, vamos realizar o Rally M+is – Transnordestina: uma operação de Trade Marketing para colocar “nos trilhos” pontos de vendas do Varejo Alimentar nos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte;

Conheça os detalhes desta operação no Portal SOU Varejista.com.br >>> goo.gl/4qB35H

FATURE COM ESTA IDEIA, VISTA A NOSSA CAMISA E VAMOS VIAJAR... JUNTOS!!! MUITO OBRIGADO! NOS VEMOS NO RALLY!!!

Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

Guia Melhores Práticas - Supermercados - Borbão Supermercado

Para começo de conversa, tenho a grata satisfação de dizer que o Ponto de Vendas, que provocou a situação que originou este texto, está localizado em uma Cidade do meu Estado Natal – na Cidade Natal seria querer demais, abusar da sorte. A Cidade chama-se Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 100 km de Recife, com acesso pela BR 408. O Ponto de Vendas chama-se "BorbãoSupermercado". De propriedade do Varejista Alexandre, uma ‘cabeça’, difícil de ser encontrada, no segmento de Varejo Alimentar de Pequeno / Médio porte – o chamado Varejo de Vizinhança.
Identificada a Cidade e o Ponto de Vendas, identifiquemos a situação:
Visitando pontos de venda da Cidade para posicionar-me com relação a uma parceria com o CDL local, me deparo com um estacionamento muito bem organizado – que, inicialmente, identifico ser de um banco – observando mais atentamente vejo um funcionário recolhendo carrinhos de compras e recolhendo papéis jogados no chão (Detalhe 001). Identifico a loja …

O Cliente é o Patrão!

O Cliente é o, verdadeiro, Patrão! Início, meio e Razão de tudo”.
Sempre que se fala em Atendimento ao Cliente, invariavelmente, duas citações honrosas são obrigatórias: Sam Walton e Stew Leonard. Não serei exceção: vamos rever estas citações e discutir um pouco sobre a aplicabilidade das mesmas à realidade dos nossos pontos de venda, principalmente, no pequeno Varejo das periferias dos grandes centros urbanos e nas Cidades do interior.
Comecemos com a famosa frase de Sam Walton, fundador do Wal Mart: “Clientes podem demitir todos de uma Empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.
Agora, para ratificar as palavras do Sam Walton, vejamos as regras, gravadas na Pedra do Compromisso na entrada das lojas Stew Leonard’s: 
“Regra 1 - O Cliente está sempre certo! Regra 2 – Quando o Cliente estiver errado, aplique a Regra 1”.
Agora, analisemos a nossa realidade como Clientes de algum ponto de vendas e imediatamente chegaremos à conclusão de que …

Informação é Poder!

“Informação é Poder. Do início ao “fim”, uma série de informações serão determinantes para a sustentabilidade do negócio”. 

Qualquer que seja o empreendimento, algumas perguntas deverão ser respondidas antes do atendimento do primeiro cliente. A própria definição de quem é o cliente, e suas necessidades, é uma informação que terá que ser determinada no início do negócio. O empreendedor se debruçará sobre os levantamentos de informações – sejam de que tipo for – que o levaram a empreender. Tipo de negócio, Localização, Clientes, Necessidades a serem atendidas, Mix de Produtos, Estrutura do Ponto de Vendas, Concorrência, são algumas informações que deverão ser levantadas e estudadas.
Num mundo cada vez mais conectado em Redes, é imprescindível que o empreendedor tenha uma atenção especial no levantamento de informações sobre o seu negócio. A velocidade com que ocorrem mudanças nos fatores decisivos para a sua manutenção e sucesso; a necessidade de criar estratégias para se diferenciar de …